sexta-feira, 3 de agosto de 2018

PROJETO TAMAR - Salvador 2018

                     PROJETO TAMAR

.Durante a viagem de salvador, fomos a Praia do Forte visitar o projeto Tamar, para aprendermos mais sobre a vida marinha e sobre o trabalho la realizado. 

O PROJETO TAMAR:

.O projeto Tamar (fundado em 1980) é um projeto brasileiro de conservação que luta pela preservação de espécies marinhas em extinção. A importância do projeto está totalmente ligada a importância das tartarugas marinhas, é importante pois preserva e conscientiza sobra a importância que essas tartarugas tem no meio ambiente. 
Elas são fonte de alimento para predadores marinhos e terrestres e importantes consumidores de organismos marinhos servindo como substrato para outras espécies,tendo assim um importante lugar na cadeia alimentar e cado ela seja extinta pode haver um grande desequilíbrio nos ecossistemas marinhos.
.Ele é sustentado/financiado principalmente pela  Petrobras e pelo ministério do Meio Ambiente, além destes, recebe o apoio de empresas e instituições como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o ministério do Meio Ambiente, o governo da Bahia, entre outros.
.Durante os períodos de desova das fêmeas, é realizado monitoramento noturno para flagrar fêmeas em ato de postura de ovos, observar o comportamento do animal durante a desova e coletar dados para análise genética estudos em geral. O projeto também tem equipes de campo que monitoram e cuidam dos ninhos até que os filhotes alcancem o mar em segurança.
.O projeto proteje as 5 espécies de tartarugas marinhas encontradas no litoral brasileiro,são elas:
A tartaruga-de-pente, tartaruga-verde,tartaruga-de-oliva,tartaruga-de-couro e a tartaruga-cabeçuda.  .Na visita pudemos ver todos essas tartarugas com exceção da Tartaruga-de Couro devido a má alimentação que é muito cara e bastante específica e devido também ao seu tamanho que requer um tanque bem maior que os demais.
.Lá aprendemos sobre as características e os hábitos de cada uma delas. 


TARTARUGA-CABEÇUDA:


.Começaremos falando sobre a Tartaruga-Cabeçuda, que possui uma cabeça grande e uma mandíbula extremamente forte, possui nadadeiras curtas e grossas e com duas unhas nas nadadeiras dianteiras e três unhas nas traseiras, peso médio de 140 kg, um tamanho de até 136 cm de comprimento curvilíneo de carapaça, possui uma carapaça óssea com cinco pares de placas laterais de coloração marrom-amarelado, seu habitat é variável ao longo da vida, está distribuída nos mares tropicais e subtropicais de todo o mundo e também em águas temperadas, são carnívoros e sua dieta é composta de carangueijos, moluscos, entre outros invertebrados e desova no Espírito Santo, Bahia, Sergipe, entre outros. 

TARTARUGA-DE-PENTE:


.Já a Tartaruga-de-Pente, possui uma cabeça relativamente curta e alongada com um bico pontudo semelhante a de um falcão, possui suas nadadeiras dianteiras e traseiras com duas unhas em cada, sua carapaça é composta de quatro placas laterais de cor marrom e amarelada, pesa em média 86 kg, tamanho de até 110 cm de carapaça curvilínea, prefere habitar recifes de corais e áreas rasas. Está distribuída em mares tropicais e sub-tropicais dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, alimenta-se de esponjas, anêmonas, lulas e camarões e desova no litoral norte da Bahia e Sergipe e no litoral sul do RS.

TARTARUGA-DE-COURO:


.A Tartaruga-de-couro possui uma cabeça proporcionalmente pequena ao corpo com mandíbulas poderosas em forma de “W”, suas nadadeiras dianteiras podem atingir mais de dois metros, sua carapaça é composta por uma camada de pele fina e resistente e milhares de pequenas placas ósseas, formando sete quíleas ao longo do comprimento, pesa em media 400 kg, tamanho de até 178 cm de carapaça curvilínea.
.Vive usualmente na zona oceânica na maior parte de sua vida, está distribuída em todos os oceanos tropicais e temperados do mundo, se alimenta principalmente de águas vivas e sua desova situa-se no norte do Espírito Santo. 

TARTARUGA-VERDE:


.A Tartaruga-verde possui uma cabeça pequena, apenas um par de escamas pré-frontais e uma serrilhada que facilita sua alimentação, suas nadadeiras dianteiras e traseiras possuem uma unha visível, sua carapaça possui quatro pares de placas laterais de até 143 cm de comprimento curvilíneo de carapaça, habita em águas costeiras com muita vegetação e são raramente vistas em alto-mar.
.Está distribuída nos mares tropicais e subtropicais, sua dieta varia ao longo de sua vida (quando ainda é filhote é onívora e quando cresce se torna herbívora) e sua desova ocorre nas ilhas oceânicas de Trindade,na reserva biológica de Atol das roxas e parque nacional marinho de Fernando de Noronha. 

TARTARUGA-OLIVA:


.A última espécie de tartaruga marinha que falaremos aqui é a Tartaruga-Oliva, que chama atenção por ser bem menor que as outras. 
Ela possui uma cabeça pequena com mandíbulas fortes, as nadadeiras dianteiras e traseiras com uma ou duas unhas,sua carapaça é composta por seis ou mais pares de placas laterais de cor cinza quando filhotes e verde escuro quando adultos, pés em média 42 kg, tamanho de 72 cm de comprimento curvilíneo de carapaça. Habita águas rosas mas também o mar-aberto, está distribuída nos mares tropicais e subtropicais.
.É carnívora alimentando-se principalmente de moluscos, peixes e crustáceos. Sua  área de desova está localizada desde o sul de alagoas ao norte da Bahia.
.É importante dizer também que o formato e o número de placas das carapaças das tartarugas serve para diferenciar rapidamente uma espécie da outra.
.Os Principais problemas, ameaças e causas das mortes de tartarugas estão ligadas a ação do homem. Os casos mais comuns de mortes dessas tartarugas são por pescas ilegais (intencional ou incidentemente), consumo de lixo (principalmente materiais plásticos jogados no mar são ingeridos por essas tartarugas já que elas não conseguem diferenciar o que é lixo e o que não é), o trânsito de veículos na praia (é prejudicial, pois pode matar ou machucar tartarugas recém-nascidas), a fotopoluição na praia (a presença de luzes artificiais na praia atrapalha o trajeto dos filhotes até o mar, os deixando desnorteados e os atraindo para direções diferentes, fazendo com que sejam predados ou morram desidratados), entre outros.




1- TARTARUGA-OLIVA
2- TARTARUGA-DE-PENTE
3- TARTARUGA-CABEÇUDA 
4- TARTARUGA-VERDE
5- TARTARUGA-DE-COURO

Durante a visita, também vimos a exposição de outros animais marinhos encontrados no litoral brasileiro como o Tubarão lixa, Moréios, e entre outros animais que também merecem ser preservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KORDSA - Salvador 2018

                       KORDSA Durante a viagem visitamos a Kordsa, uma transnacional que produz fios que são utilizados de formas dive...